Saturday, November 28, 2009

Das Nibelungenlied - "breve" sumário

Depois de concluir a leitura e estar brevemente a terminar o estudo desta obra (em alemão) decidi iniciar um sumário da obra em (para já) 3 partes. "Das Nibelungenlied" é uma obra que retrata maravilhosamente o período cortês misturado com um pré-cortês, com um desenrolar de costumes preciosos por vezes para um maior aumento do conhecimento histórico e literário. Depois de "Das Nibelungenlied" já consta na minha wishlist "Beowulf" e estou à espera de "The legend of Sigurd and Grundun" de J. R. R. Tolkien.

Das Nibelungenlied - Mittelhochdeutsch / Neuhochdeutsch

By Siegfried Gosse, Karl Bartsch, Helmut De Boor

Format: Paperback

1019 pages

ISBN: 9783150006443

Publisher: Philipp Reclam Jun Verlag GmbH

No âmbito de uma disciplina da minha faculdade e talvez motivada pelo desejo de voltar a estudar alguma coisa sobre a Idade Média comecei a ler “A canção dos Nibelungos” (tradução em português só uma brasileira que no entanto recomendo). Contudo não esperem deste livros histórias baseadas só na mitologia nórdica/ germânica. “Das Nibelungenlied” tem laivos do período pré- e cortês, que não só dificultam por vezes o entendimento de algumas situações, como também acaba por fornecer uma diversidade de personalidades e comportamentos dentro das personagens principais. Estas são no entanto já conhecidas do público geral. O livro inicia com Kriemhild (Grundun ou Grimhild para alguns), uma bela donzela que sonha com um falcão sendo atacado por duas águias, este sonho, a sua mãe revela que é um premonição de que Kriemhild conhecerá um jovem belo e apaixonar-se-á por ele. Kriemhild recusa-se a acreditar que irá amar algum cavaleiro. Há um desenrolar de nomes a maior parte sobre a família de Kriemhild: os seus três irmão Gunther, Gernot e Giselher, e a sua mãe Uta.

Na segunda aventura o poeta leva-nos até à corte de Siegmund e de seu filho Siegfried, que ouve falar da enorme beleza de Kriemhild e decide ir buscá-la à corte em Worms. Outra vez é-nos dado a conhecer informações sobre a família de Siegfried tal como aconteceu com Kriemhild. Ao mencionar as suas intenções a seu pai, Sigmund adverte o filho que não é com violência que se conquistam as donzelas (primeiro sinal do período cortês). Ao chegar a Worms, Hagen (conselheiro de Gunther que tudo sabe) informa Gunther dos feitos de Siegfried. É também a primeira oportunidade ao leitor/ouvinte (na época?) de se situar na história. Siegfried matou os corajosos Nibelungos – Schilbung e Nibelung, filhos de um poderoso rei e ao dividir o tesouro com eles em troca deram-lhe a espada dos Nibelungos. Vende que nem todos se contentavam com a partilha do tesouro Siegfried enfurece-se e matou-os a todos. Sabe-se também que Siegfried banhou-se em sangue de dragão tornando a sua pele impenetrável salvo num ponto nas costas onde uma folha se teria alojado quando Siegfried se banhava equiparando Siegfried a Aquilles. Siegfried continua determinado em buscar Kriemhild à força causando espanto na corte de Gunther. Os ânimos por sua vez ficam mais calmos e Gunther recebe muito bem Siegfried conseguindo que ficasse na corte de Worms um ano sem ver Kriemhild. Enquanto está na corte Siegfried serve como uma espécie de aliado a Gunther (esta aliança servirá até meio da história) e é graças a Siegfried que Gunther vence os Saxões provando a sua lealdade e utilidade futura a Gunther.


0 comments:

Post a Comment