Tuesday, December 8, 2009

O que espera da Pérsia?


Morte na Pérsia
Annemarie Schwarzenbach

Editor: Tinta da China

Tradução: Isabel Castro Silva

Prefácio: Carlos Vaz Marques

Nº páginas: 144

Preço: 16€20



O título “Morte na Pérsia” pode alimentar na imaginação do autor um livro romântico com uma história envolvente, um daqueles romances que nos mete a chorar no fim… pois bem desengane-se! “Morte na Pérsia” é na verdade um livro de viagens onde a autora descreve as paisagens da Pérsia um local triste, com um clima insuportável, onde as suas memórias mais tristes aguardam-na. O livro está dividido em duas partes: a viagem concreta e a vida pessoal da autora. Sim meus caros não pensem que este livro é daqueles livros de viagens ocos que só compensará o seu dinheiro com as descrições e bajulações de um mundo exótico. A descrição de Annemarie é fiel à realidade ou não será bem assim? Por entre febres, doenças e analepses, Annemarie conta com a realidade para fugir à morte ou a um mundo interior desolado e morto. No entanto aquilo que encontra na Pérsia, uma espécie de refúgio, nada mais é que uma ilusão. A dependência da morfina acabou à uns tempos, mas o seu romance com Ialé aterroriza-lhe a alma… A morte é vista como substituta da felicidade… como é que Ialé e Schwarzenbach poderiam algum dia serem felizes?

“Morte na Pérsia” foi escrito nos anos 30, a autora tenta lutar contra o nazismo, no entanto sempre longe da Alemanha. Após uma vida de depressões, escândalos, drogas e tentativas de suicídio, morre tragicamente (e ironicamente) numa queda de bicicleta aos 34 anos, na Aústria

Citações do livro:

“Não me ouvia. Pensava em qualquer coisa muito distante.

Queríamos falar sobre a felicidade, e nem notámos que era na morte que pensávamos…”

“Descemos do cimo do desfiladeiro até ao vale, quase um abismo entre duas montanhas. Lá em baixo não havia nada, era um vale morto, muito distante do mundo, muito distante de plantas e árvores”

1 comments:

old skool gangsta mothafucka said...

Sim. "Morte na Pérsia" é um livro recheado de descrições bastante objectivas e sem grandes exaltações.

Só tenho pena que a Ialé e Annemarie tenham sido separadas pela morte. Ora aí está a inevitabilidade da morte e o sofrimento do amor.

A vida é mesmo filha da puta!

Post a Comment