Tuesday, February 2, 2010

Sugestões de leitura (1)


As I lay dying
William Faulkner
Publicado em: 1930

Prestes a morrer, Addie a mãe de 5 filhos: Cash, Jewel, Darl, Dewey e Vardaman assiste à construção do seu caixão atrtavés da janela de sua casa. Addie Burns tem apenas um último desejo, ser enterrada na sua cidade natal e é apartir deste último desejo que dá-se inicio ao desenterrar de segredos escondidos no seio de uma família típica sulista. Jewel, o filho bastardo, eleito da mãe; e Darl, que constitui uma ameaça para toda a família, já que consegue prestar atenção aos detalhes e acaba por descobrir os segredos da maior parte das personagens. Estas duas personagens conseguem ser o suporte da narrativa, à medida que os irmãos e o pai esforçam-se por conseguir levar o corpo de Addie no caixão até Jefferson. Numa saga bíblica, com um cenário apocalíptico, o sul de Faulkner apresenta não só uma ruptura, mas também a morte de um Sul que não consegue conservar o seu passado.



The Catcher in the rye
J. D. Salinger
Publicado em: 1951

“The Catcher in the rye” conta a história de um adolescente, Holden Caulfield, na sua demanda pela verdade do mundo dominada pela falsidade, da qual Holden tenta escapar. O leitor assiste a uma luta interna e externa, onde a falsidade consegue como que esmagar Holden Caulfield.

Ao longo da narrativa Holden Caulfied através do seu estilo coloquial relata-nos a sua viagem de três dias na cidade onde há dois símbolos imprescindíveis de apontar: os patos em Central Park e o Museu de História Antiga. Para Holden as imagens estáticas ou aquelas que representam algo congelado/ eterno são as favoritas, assim como Holden também se encontra congelado na sua adolescência, repudiando o mundo adulto “phony”, a sua imensa curiosidade (chegando a ser absurda ou mesmo inquietante) sobre o paradeiro dos patos no Inverno, leva a crer que Holden preocupa-se com o que acontece quando alguém passa para o mundo dos adultos. Será que os patos mantêm-se congelados debaixo do gelo? Ou voam? Tal como os patos no Inverno, Holden fica sem casa e congelado. Sendo esta passagem natural para qualquer pessoas para Holden é uma ameaça e cabe-lhe somente proteger esse mundo “idealista” onde as coisas permanecem num estado puro. Contudo Holden ao tentar escapar à imperfeição e às falhas do mundo acaba por concluir que essas imperfeições são algo natural, na qual o mundo não seria o mesmo sem elas. Mas se Holden repudia o mundo dos adultos, há também algo de encantador e atraente. Holden tenta comportar-se como um adulto, mas a sua linguagem e o seu comportamento imaturo desacredita a sua actuação. Embora tente escapar do mundo adulto Holden terá de seguir o estilo de vida como as outras pessoas vivendo um dilema entre a atracção da vida adulta e a lealdade ao mundo inocente.

À semelhança de Jesus Cristo, Holden encontra sempre compaixão e piedade pelas pessoas. No encontro com a prostituta Sunny, Holden torna-se incapaz (mesmo que injustiçado) de se revoltar ou de ter uma reacção violenta - em vez disso Holden sucumbe à sua depressão. Para Holden Caulfied a ideia de “impurificar” uma rapariga da mesma idade que ele parece-lhe insuportável, assim sendo Holden não consegue cumprir a tarefa de se comportar devidamente como um adulto, enquanto Sunny condena a sua fraca interpretação.



0 comments:

Post a Comment